Criado em 27/01/2020 * 16:51:28
  

Os rumos de uma startup educacional

Painel de Educação


OS RUMOS DE UMA STARTUP EDUCACIONAL

Quando cinco jovens recém-formados pela Universidade de São Paulo fizeram sua startup de ensino – que na época certamente não teria este nome –, eles não tinham certeza sequer de que a organização conseguiria sobreviver. Afinal, o cenário era povoado por instituições concorrentes muitíssimo mais fortes e agressivas. Eles tinham apenas a certeza de que iriam pensar de forma independente. A startup? O Etapa, que, só para enfatizar o seu diminuto tamanho, iniciava sua história com “meia dúzia” de alunos. Quanto às dificuldades que enfrentava, eram enormes. E só fizeram crescer. Mas, passo a passo, o Etapa foi consolidando suas características até alcançar o caráter único pelo qual seu sistema educacional é reconhecido e respeitado atualmente.

Reconhecimento
A formação dessa personalidade exigiu esforço.
Nos primeiros anos, cada dia era uma aposta se haveria ou não um dia seguinte para a instituição. Mesmo assim, o Etapa nunca deixou de investir no que achava certo em educação. Uma das escolhas acertadas foi a de oferecer uma programação que garantisse ensino forte em todas as disciplinas, que teve grande sucesso nas novas avaliações dos principais vestibulares. Essa escolha ia em sentido oposto ao da tendência dominante nos preparatórios e nas escolas de Ensino Médio. E a nova programação do Etapa, pioneira, tornou-se um forte diferencial.
A startup estava começando a se destacar.

Superação
Quando o Etapa passou a atuar no Ensino Médio, no início dos anos 1980, sua turma inicial era de apenas 11 alunos formados. Poucos, mas com resultados notáveis, já que todos foram aprovados nos cursos mais concorridos das melhores universidades do país. O Colégio Etapa começou com ensino forte em todo o currículo e coerente com uma cultura de regras claras e firmes. Num país pouco habituado a associar sucesso com esforço e superação seria fácil apostar contra os valores propostos pelo Colégio Etapa. Seu reduzido tamanho parecia comprovar a inviabilidade do projeto. O tempo, entretanto, confirmou o acerto das escolhas feitas.
Assim, inovando sempre, a pequena startup, passo a passo, transformou-se num dos mais respeitados grupos educacionais do Brasil. Uma escola que oferece a suas centenas de alunos o mesmo tratamento especial que dedicou aos primeiros 11.
No Enem, o Etapa destaca-se entre as escolas do topo. É a escola que consegue obter as médias mais elevadas com um grande número de examinados. Com mais de 500 examinados numa única turma, tem o maior total de alunos entre as escolas de mais alto desempenho do país.

Diferenciais
Quais as características do Etapa que o levaram a essa transformação?
Uma, certamente, é o reconhecimento dos pais pelos benefícios que o Etapa trouxe aos seus filhos com seu sistema de ensino – tanto na fase em que estudaram na escola quanto no impacto dessa fase de formação no sucesso posterior na universidade e na vida profissional.
Outro ponto foi sempre ser fiel a suas próprias concepções, vindas da prática do ensino e não de meros modismos educacionais. Ao longo de sua história o Etapa foi desenvolvendo e testando sua metodologia própria. Um exemplo é seu sistema de avaliação, muito diferente do que se fazia e se faz. Enquanto a prática quase universal concentra provas a cada dois meses, em uma, duas ou três semanas, o Colégio Etapa aplica provas frequentes – praticamente diárias – que levam a vários resultados positivos. As vésperas de provas deixaram de ser a cada bimestre, evitando períodos de sobressaltos e angústias. O sistema do Etapa promove entre os alunos um estudo regular e mais tranquilo. O estudo torna-se algo habitual, com muito melhor fixação do que se aprende. E o hábito facilita de forma significativa a realização dos cursos posteriores na universidade.
As inovações não pararam aí. Como é essencial para um ensino de alto desempenho garantir aos alunos os melhores profissionais do ensino, o Etapa desenvolveu um processo próprio para selecionar e preparar os professores para serem os mais qualificados em suas áreas.

Escolas parceiras
Em 1990, o Grupo Etapa, após quase uma década de fortalecimento de seu ensino regular, passou a levar seus processos educacionais a escolas parceiras, através do Sistema Etapa. Iniciou-se uma ampla difusão de conteúdos e valores, de programas, materiais e, também, de atitudes. Hoje, escolas por todo o país contam com o apoio de uma experiência de sucesso. Na medida em que aplicam com seriedade e correção a metodologia do Etapa, as escolas parceiras sentem o progresso em seus resultados. Não só recebem os benefícios de uma associação com uma grande marca, mas – numa real parceria – dão corpo mais sólido à cultura educacional Etapa.
O Sistema Etapa é reconhecido em nosso país e nos principais centros educacionais do mundo pela seriedade, pelo compromisso com seus parceiros, pela real contribuição de melhores práticas. Mostra que em qualquer escola do país é possível fazer a diferença. Independente de tamanho, qualquer escola pode dar um passo adiante – assim como ocorre com cada um de seus alunos.

O maior dos sonhos
Atualmente, vivemos numa sociedade em que se incentiva o imediatismo – infelizmente com resultados não desejados. Num outro sentido, o Etapa vem valorizando a cultura de plantar valores para colher adiante os melhores resultados. É um caminho que não tem a empolgação fácil do aqui e agora, mas que se constrói com solidez. Solidez que se verifica tanto para a própria instituição quanto na história de seus alunos e escolas parceiras – com resultados firmes e duradouros.
Esse é o caminho que levou aquela pequena startup a evoluir e poder fazer pessoas sonharem mais alto e mais longe. Que permitiu realizar o maior de todos os sonhos em educação: o de dar condições a todos os outros sonhos de se realizarem.
É o que expressa o nosso “mais de você em você mesmo”, que destaca, sem qualquer dúvida, quem deve estar em primeiro lugar no processo educacional.


Carlos Eduardo Bindi
Diretor – Grupo Educacional ETAPA


Tópicos Sem Tópicos



Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


Ainda não foram feitos comentários, seja o primeiro a comentar!