Parceiros nos Sonhos

ENEM o resultado mais impressionante

Atingir médias altas com grupos grandes é um desafio único, fato que torna o resultado do Colégio ETAPA o mais impressionante de todo o ENEM.

Top 100 - Escolas com maior média geral no ENEM - Brasil

A partir dos últimos resultados divulgados pelo MEC

Internacionais

Dados do MEC de 5 de agosto de 2015
No topo pela média geral de todos os seus alunos...

Internacionais

... e na comparação entre os 30 melhores alunos* de cada
escola, com índice de permanência superior a 80%:

Internacionais

* Para combater desvios produzidos por escolas que importam alunos selecionados no final do Ensino Médio e escolas que criam unidades para ocultar resultados gerais ruins, o MEC incluiu duas informações importantes:o índice de permanência e a média dos 30 primeiros de cada escola

ENEM o resultado mais impressionante

Respeitado nacional e internacionalmente, o Colégio ETAPA é uma das escolas com mais alunos premiados no mundo. Veja a seguir dados sobre nossos resultados nas principais olimpíadas culturais.

InternacionaisINTERNACIONAIS Ouro Prata Bronze Mérito
Olimpíada Internacional de Matemática 4 15 16 9
Olimpíada Ibero-Americana de Matemática 22 14 3 -
Outras Olimpíadas Matemática* 29 39 63 555
Física, Química, Informática, Astronomia e Astrofísica, Linguística e Biologia** 14 17 25 9

*Cone Sul, Lusofonia, Rioplatense, Maio, Masters in Mathematics, Olimpíada do Pacífico Asiático, Torneio das Cidades/Moscou, Canguru (todas as medalhas são contadas como Mérito).
** IPhO, IChO, IOI, IOAA (incluindo a Prova por Equipes), IOL, IBO, Ibero-Americana de Física, Ibero-Americana de Química, Ibero-Americana de Biologia, OLAA.

NacionaisNACIONAIS Ouro Prata Bronze Mérito
Olimpíada Brasileira de Matemática 71 81 81 124
Olimpíada Brasileira de Física 81 109 124 123
Olimpíada Brasileira de Informática 62 76 73 83
Olimpíada Brasileira de Astronomia 192 303 225 -
Olimpíada Brasileira de Química 11 36 42 174
Olimpíada Brasileira de Linguística 9 24 25 -
Olimpíada Nacional em História do Brasil* 5 2 5 -
Olimpíada Brasileira de Biologia | Olimpíada Brasileira de Neurociências** 1 1 2 8
Olimpíada Brasileira de Robótica 18 39 39 -

* A primeira participação do ETAPA na ONHB ocorreu em 2013.
** A OBB apenas dá menções. A OBN teve sua segunda edição em 2014, a primeira com participação de alunos do Colégio Etapa.

Regionais REGIONAIS (São Paulo) Ouro Prata Bronze Mérito
Olimpíada Paulista de Matemática 99 94 63 57
Olimpíada Paulista de Química 39 59 72 50
Olimpíada Paulista de Física 101 80 70 21
Torneio VIrtual de Química - TVQ 20 18 18 20
Olimpíada Brasileira de Robótica (Fase SP) 31 30 24 15

OBS.: Prêmios que, na relação de alunos, estão como 1º, 2º e 3º lugares, nas tabelas acima traduzem-se como medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Para outras classificações premiadas aplica-se a menção honrosa (mérito).
A medalha César Lattes, prêmio mais importante da Olimpíada Paulista de Física, é contada como medalha de ouro. O prêmio especial “O Gabaritador”, entregue uma única vez, também é contado como medalha de ouro.
O troféu Angelo Barone Netto, prêmio acadêmico mais importante da Olimpíada Paulista de Matemática, é contado como medalha de ouro.

* Na listagem acima estão computadas as premiações de alunos das unidades do Colégio ETAPA em São Paulo e em Valinhos.

Olimpíadas Culturais

Colégio ETAPA à frente de 80 países

Nos últimos 19 anos o Brasil teve 114 estudantes participando da Olimpíada Internacional de Matemática – IMO. Dos 114 participantes, 46 foram do Estado de São Paulo, sendo 43 do Colégio ETAPA.

Em conjunto, os estudantes brasileiros conquistaram 4 medalhas de ouro (todas por alunos do Colégio ETAPA), 34 de prata e 52 de bronze.

Se o Colégio ETAPA fosse considerado uma equipe à parte, teríamos nossa escola com 4 medalhas de ouro, 14 de prata e 16 de bronze, o que nos colocaria à frente de 80 países participantes, entre os quais Suíça, Noruega, Lituânia, Nova Zelândia, Grécia, Áustria, Estônia, Bélgica, Suécia, Finlândia, México, Espanha, Irlanda e Dinamarca (veja abaixo).

IMO 1997-2015 - Estudantes brasileiros selecionados

IMO 1997-2015 - Estudantes brasileiros selecionados

Seguindo a ordem do quadro oficial de medalhas. Fontes: www.imo-official.org · www.colegioetapa.com.br

Nossos alunos nas melhores universidades do mundo

Todos os anos, os alunos do Colégio Etapa alcançam números expressivos de aprovações em universidades internacionais, destaque único entre todas as escolas brasileiras, o que consolida sua reputação frente às mais respeitadas instituições estrangeiras de Ensino Superior.

A realização dos sonhos desses estudantes é fruto de muita dedicação e comprometimento, o que permite explorar habilidades e expandir interesses e conhecimentos em um ambiente inspirador.

IMO 1997-2015 - Estudantes brasileiros selecionados

Por que ser referência em educação?

O Grupo ETAPA tem como missão ser referência em educação de qualidade – no Brasil e fora dele. É conhecido por seus prêmios e por abrir portas de excelência aos alunos.

Evidentemente, essa missão se faz acompanhar por um ensino mais sério e mais profundo, de maior exigência acadêmica.

Pode parecer que há algum sentido em questionar se o Sistema ETAPA seria adequado apenas para escolas cujos alunos possuem metas muito difíceis de serem atingidas. Na verdade, essa é uma dúvida de alguns mantenedores: “Os alunos de minha escola não querem cursos concorridos, não buscam opções exigentes. Qual seria, então, o benefício de procurar a excelência em ensino?”

A resposta é muito simples.

Diferentes escolas têm diferentes grupos de alunos, com diversificado nível de interesses.
O Sistema Etapa, que oferece a todas as escolas parceiras a oportunidade de atenderem de forma ampla às escolhas de seus alunos, apresenta enorme vantagem sobre sistemas que não contam com a mesma força.

O Sistema ETAPA atende alunos independentemente do nível de exigência de suas opções, procurando levar todos, alunos e escolas, para frente. Isso é incomparavelmente melhor do que oferecer um apoio básico sem diferenciais para alunos e escolas. Ampliando o campo para os alunos, o Sistema ETAPA abre oportunidade a cada escola parceira de ser referência em sua região.

Quando, na época da disputa espacial, homens desembarcaram na Lua, o feito foi grandioso, fantástico. Tanto que o que ocorreu em 1969 permanece espantoso mesmo hoje, após o advento da revolução biogenética, da microcomputação, da Internet, da telefonia celular e muito mais.

Se colocarmos uma lente nesse fato, veremos que, embora a conquista da Lua tenha selecionado apenas alguns astronautas, os benefícios resultantes desse feito estenderam-se a toda a humanidade. Se hoje temos microcomputadores, Internet, celulares e tanta tecnologia de ponta, isso é um dos efeitos colaterais que a corrida espacial nos legou e cujos frutos continuamos colhendo. Qualidade é motor de um círculo virtuoso.

O Sistema ETAPA não qualifica as escolas parceiras pela altura dos sonhos de seus alunos. Não há sonhos maiores ou menores, melhores ou piores. Eles são apenas diferentes. Alguns são muito difíceis de realizar, outros menos exigentes, mas ainda assim igualmente importantes. Todos devem ter o direito de sonhar.

O que o Sistema ETAPA procura fazer sempre é oferecer a todas as escolas parceiras e a seus alunos a oportunidade de escolhas, sem exclusões ditadas pela dificuldade dos sonhos. Pois cada escolha – fácil ou não – traz grandes possibilidades. E quem estiver preparado sempre terá portas abertas para chegar ao topo dos seus sonhos. É assim que o Sistema ETAPA encara a sua missão.