Reconhecimento e Inspiração

ETAPA 2015 - No topo pela média geral de todos os seus alunos

”Fui apresentado a estudantes do ETAPA em diversas competições, incluindo as Olimpíadas Internacionais. Há algo aqui muito impressionante. Não há no mundo muitas escolas com tal recorde de medalhas obtidas ao longo do tempo. O Brasil é um grande país, de fato, mas a minha impressão é de que não há muitas outras escolas com tal qualidade.”
Svetoslav Savchev, professor da Bulgária, que, muitas vezes, seleciona os problemas da Olimpíada Internacional de Matemática - IMO.

“O Colégio ETAPA está no topo do ensino, com estudantes que têm interesse em aprender. Isso é muito importante.”
Zuming Feng, coordenador acadêmico do treinamento da equipe americana que disputa a Olimpíada Internacional de Matemática.

Rui Lopes Viana Filho, do Colégio ETAPA, ganhador da medalha de ouro na 39ª Olimpíada Internacional de Matemática, realizada em 1998, em Taiwan, foi recebido em Brasília pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Participaram do encontro os pais de Rui e os professores Élio Mega e Edmilson Motta, do ETAPA.

“Eu gosto de ensinar estudantes capazes e isso definitivamente aconteceu aqui”. A frase é do professor estoniano Jaan Kalda, que passou uma semana no Colégio ETAPA transmitindo conhecimentos que acredita serem importantes para o sucesso nas olimpíadas de Física. Desde 1993, ele é responsável pela organização da Estonian-Finnish Olympiad. Em 2012, também foi chefe de Exame Teórico da Olimpíada Internacional de Física (IPhO).

ETAPA 2015 - No topo pela média geral de todos os seus alunos

Colégio ETAPA à frente de 80 países

Nos últimos 18 anos o Brasil teve 114 estudantes participando da Olimpíada Internacional de Matemática – IMO. Dos 114 participantes, 46 foram do estado de São Paulo, sendo 43 do Colégio ETAPA. Em conjunto, os estudantes brasileiros conquistaram 4 medalhas de ouro (todas por alunos do Colégio ETAPA), 34 de prata e 52 de bronze. Se o Colégio ETAPA fosse considerado uma equipe à parte, teríamos nossa escola com 4 medalhas de ouro, 14 de prata e 16 de bronze, o que nos colocaria à frente de 80 países participantes, entre os quais Suíça, Noruega, Lituânia, Nova Zelândia, Áustria, Estônia, Bélgica, Suécia, Finlândia, Espanha, Irlanda e Dinamarca (veja abaixo).

ETAPA 2015 - No topo pela média geral de todos os seus alunos