SISTEMA ETAPA

Da Educação Infantil ao Ensino Médio

O material didático

Criado em 1990, o Sistema Etapa foi desenvolvido por professores com ampla vivência em sala de aula e traz a experiência de quase 50 anos do Grupo Etapa, que é 100% dedicado à educação, além de líder nacional em premiações em olimpíadas culturais nacionais e internacionais e de aprovações nas melhores universidades do Brasil e do mundo.

Uma linha de desenvolvimento coerente, preparando os próximos passos

O material didático é desenvolvido, atualizado e aprimorado pelos melhores professores do país, com seu centro de produção no Colégio Etapa. A prioridade é o aprendizado, seguindo um formato planejado e coerente que permite ao estudante evoluir harmoniosamente pelos assuntos e exigências, de série para série, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Como a prioridade é o aprendizado, os estudantes contam com o enriquecimento desse material na forma digital com videoclipes, videoaulas, exercícios extras e resolvidos, além de conteúdos exclusivos disponíveis em um portal e em aplicativos.

"O maior benefício com a adoção do material do Sistema Etapa foi a formalização para o nosso aluno de um hábito de estudo diário. Os resultados mostram que isso realmente faz a diferença lá na frente, no Ensino Médio, no vestibular, no Enem. As avaliações, as revisões, as retomadas fazem com que a organização do nosso aluno fique mais eficiente. Ele começa a administrar as próprias dificuldades, a perceber em que precisa focar mais e o que pode trabalhar menos. Isso é prova de crescimento e de organização pessoal."

Escola São Paulo – Holambra/SP



Avaliações continuadas

As avaliações continuadas fazem parte da metodologia do Sistema Etapa: são 2 por semana no Ensino Fundamental II e 3 no Ensino Médio. Essas provas, mais curtas e pontuais, são alinhadas de forma a estabelecer o acompanhamento das matérias e fomentar o hábito de estudos, além de evitar problemas causados pelo acúmulo de conteúdos em provas mensais ou bimestrais.



"Espiral crescente" está no DNA do Etapa

Técnica que facilita a fixação dos conhecimentos

No Etapa, mais do que "passar a matéria", há a preocupação com a sedimentação do conhecimento. Por isso, utiliza em sua metodologia um recurso cuja eficácia é comprovada por neurocientistas, a espiral crescente, em que os conceitos apresentados são constantemente retrabalhados e ampliados, permitindo ao aluno acompanhar os conteúdos de forma comparada e gradativa ao longo dos anos.

"Os alunos têm conseguido boas classificações em universidades federais e estaduais. E, no município, repercute muito bem, porque muitos pais procuram a escola pelo resultado que temos no Enem, embora saibamos que a prova não avalia a escola e, sim, o aluno. Mas eles nos procuram ainda pela classificação que temos no Enem e pelas faculdades que os filhos poderão vir a cursar."

Colégio Carlos Drummond de Andrade – Diadema/SP